Conheça os 4 verbos da alimentação saudável

Conheça os 4 verbos da alimentação saudável

A alimentação saudável não é uma fórmula pronta. Temos, felizmente, uma ampla variedade de alimentos à nossa disposição para suprir tanto o apetite, quanto as necessidades nutricionais, o que nos permite variar o cardápio de todos os dias de forma quase infinita!

Se por um lado isso deixa a alimentação mais rica e saborosa, as tantas possibilidades podem nos “confundir” um pouquinho na hora de tomar decisões alimentares. Quem nunca optou pelo “mais fácil” numa refeição porque estava com preguiça de se planejar, não é mesmo?

Ter flexibilidade em nossas escolhas também faz parte de uma vida mais leve, é claro. Porém, é importante ter em mente que quão mais saudáveis forem as nossas refeições, maiores são os benefícios para o nosso organismo em curto, médio e longo prazo.

Uma grande dica para começar a ter hábitos de alimentação mais equilibrados é a regrinha dos 4 verbos: evitar, limitar, moderar e preferir. Veja como funciona:

EVITAR

O primeiro verbo desse macete diz respeito aos alimentos que devemos evitar ao máximo na rotina, consumindo apenas em exceções ou ocasiões especiais.

Nesta categoria, considere os alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras (sobretudo a trans e a saturada) e com muitos conservantes e corantes artificiais. 

Sabe aqueles alimentos que contém inúmeros ingredientes que você nem sequer sabe o que significam? Estes você pode evitar!

LIMITAR

Em segundo lugar vêm os alimentos processados, embutidos e ricos em carboidratos, como pães, queijos e bolos.

Você não tem que eliminar coisas gostosas, que você gosta de comer, de sua dieta. Mas, sim, limitar as porções diárias delas! 

Nesse sentido, é interessante procurar um profissional de nutrição para estipular a sua porção ideal de acordo com peso, altura e demais necessidades.

MODERAR

As demais gorduras, açúcares e o próprio sal devem ser consumidos com moderação. 

Alimentos como o azeite e a manteiga, por exemplo, podem estar presentes em mais de uma refeição ao longo do dia, mas devem ser utilizados em pequenas (ou mínimas) quantidades.

PREFERIR

Este é o último verbo, mas o mais importante de todos! 

Em todas as ocasiões, dê sempre preferência ao que for natural, fresquinho e nutritivo: frutas, grãos, cereais, sementes, verduras, legumes. 

Esta deve ser a base da alimentação de qualquer pessoa, de qualquer idade, pois além de não trazer malefícios ao corpo, os alimentos naturais são repletos de nutrientes essenciais ao desenvolvimento e manutenção do organismo.

LEMBRE-SE:

Como dissemos anteriormente, é muito interessante que você consulte um nutricionista para entender melhor como funciona o seu corpo e as suas demandas. 

Esta regrinha dos 4 verbos te ajuda no dia a dia, mas é com auxílio profissional que você obtém um plano alimentar otimizado.

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