Mais frutas na alimentação, mais saúde

Mais frutas na alimentação, mais saúde

Mais frutas na alimentação, mais saúde

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todo adulto saudável deve consumir de três a cinco porções de frutas ao dia, buscando sempre variar as opções consumidas. Você sabe por quê?

Além de deliciosas, as frutas trazem variados nutrientes ao nosso organismo, muitos deles obtidos exclusivamente nelas.

As frutas cítricas, por exemplo, são ricas em vitamina C, nutriente essencial para o nosso sistema imunológico. Já as frutas vermelhas são ótimas para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos. As frutas mais gordurosas e oleaginosas, por sua vez, são grandes aliadas do sistema nervoso.

Ou seja, todas as frutas são verdadeiros concentrados nutritivos que a natureza nos deu para saciar a fome e nutrir o corpo.

Mas, se você precisa de um “incentivo a mais” para seguir as recomendações da OMS, incluindo mais frutas à sua rotina, é muito bom lembrarmos que o consumo de frutas também otimiza o funcionamento do intestino, fazendo com que a evacuação seja mais fácil e saudável. Nesse sentido, mamão, ameixa, laranja e abacate são excelentes opções.

É interessante lembrarmos também que as frutas são acessíveis, principalmente se comparadas a outros alimentos e quando buscamos adquirir as variedades da época.

As frutas também são práticas, em sua maioria. Banana, maçã e goiaba, por exemplo, são lanches rápidos e muito gostosos para adultos e crianças.

Por último, mas não menos importante, as frutas também “aliviam” aquela vontade de doce que muitos de nós temos, sobretudo após o almoço. Só não podemos exagerar porque, afinal, tudo em exagero pode ser prejudicial, ok? Lembre-se sempre do que recomenda a OMS!

Para finalizar, deixamos uma pergunta: quais frutas você vai comer hoje?

O que a suas idas ao banheiro dizem sobre sua saúde

O que a suas idas ao banheiro dizem sobre sua saúde

A saúde intestinal é, por muitas, negligenciada devido à vergonha que temos em debater este assunto. Infelizmente, esse tabu pode nos fazer deixar de lado alguns detalhes muito importantes para avaliar a saúde de todo o organismo.

Isso porque a frequência que vamos ao banheiro, as dificuldades que podemos vir a ter e as condições das fezes são sinais de outros problemas de saúde ou situações pelas quais estamos passando.

Primeiramente, precisamos entender que a defecação não deve ser pouco, nem muito frequente; tampouco muito ressecada ou dura, nem muito líquida, inconsistente. 

Em qualquer um dos casos acima, se recorrente, é preciso passar por avaliação médica para verificar as condições da sua flora intestinal, já que esta parece não estar operando de forma regular. Mas, fique tranquilo: na maioria dos casos, estas são situações simples de serem controladas por meio da alimentação.

Quando o intestino não está funcionando normal ou adequadamente, a absorção dos nutrientes fica comprometida, o que traz prejuízos a todo o organismo. 

Além disso, problemas como diarreias frequentes ou constipação intestinal também podem estar associados a outras condições de saúde, como infecções, por exemplo, que precisam ser tratadas.

Outro ponto essencial para analisarmos, como dissemos anteriormente, é o aspecto de nossas fezes. Não sinta vergonha da sua própria fisiologia: monitorar suas excreções é uma tarefa simples que pode te ajudar a ter mais qualidade de vida!

A Escala de Bristol, uma ferramenta de total comprovação médica, é uma das principais formas de se fazer esta verificação. Veja como ela estabelece, por tipos, as condições das fezes humanas:

  • Tipo 1: boletas duras como nozes, que saem após muito esforço, podem indicar intestino preso por falta de água e fibras na alimentação.
  • Tipo 2: alongado e irregular, como caroços, pode ser o início de uma constipação e a hidratação deve melhorar.
  • Tipo 3: comprido e com rachaduras no exterior, é praticamente saudável.
  • Tipo 4:  forma de salsicha ou cobra e desliza fácil ao sair, indica que tudo está perfeito.
  • Tipo 5:  mole e irregular, não é exatamente ruim, mas é bom que não persista por muitas evacuações.
  • Tipo 6: mole, com algumas partes líquidas, pode ser o início de uma diarreia ou indica uma dieta muito gordurosa.
  • Tipo 7: totalmente líquido indica que a alimentação está bagunçada. É preciso hidratar-se e, caso persista, exige orientação médica.

Não é tão difícil assim analisar algo que só nos traz benefícios, certo? Então esqueça a vergonha, deixe o tabu de lado e faça este exercício por você!

Alimente-se para um ciclo menstrual tranquilo

Alimente-se para um ciclo menstrual tranquilo

Cuidar da alimentação é um dos passos mais importantes para que os dias da menstruação sejam mais tranquilos, principalmente se você sofre com alguns problemas decorrentes do ciclo, como intestino preso ou muito solto, cólicas e cansaço.

Nestes dias, é preciso que a mulher reforce a sua alimentação com alguns nutrientes específicos, sobretudo o ferro, as vitaminas do complexo B, a vitamina C e as fibras. 

Com a menstruação, o organismo “perde” ferro, o que pode acarretar ou acentuar a sensação de fadiga e “preguiça” nesses dias. O feijão, a castanha de caju, o espinafre e o brócolis são excelentes fontes de ferro - e não devem ser consumidos só durante o ciclo menstrual, é claro!

Já as vitaminas do complexo B, de uma forma geral, aliviam os inchaços e a retenção de líquidos, auxiliando até mesmo na sensação de bom humor e bem-estar. Procure, então, incluir peixes, abacate e vegetais verdes, como a couve, em sua dieta.

A vitamina C, por sua vez, é um dos nutrientes mais importantes para o fortalecimento de nosso sistema imunológico, garantindo também mais disposição nos dias em que mais precisamos. 

Como você já sabe, a vitamina C se encontra nas frutas cítricas, mas também na goiaba, no mamão, na manga e em tantos outros vegetais.

Por último, mas não menos importante, precisamos lembrar das fibras alimentares. Elas, que são essenciais ao funcionamento ideal do intestino - seja para torná-lo mais ou menos lento, principalmente nestes dias - também ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo aquele “desejo insaciável” por doces que pode ocorrer durante o ciclo menstrual.

Para que a menstruação traga a sensação de “limpeza” do organismo, sem estresses e desconfortos, conte com os alimentos aliados da saúde feminina. Você também pode experimentar incluir Hiline-F em sua rotina, a bebida da Yakult desenvolvida especialmente para as mulheres, que dispõe de vitaminas e minerais que repõem os nutrientes perdidos na menstruação e auxiliam ao longo destes dias.

Para saber mais sobre Hiline-F, clique aqui.

Conheça os 4 verbos da alimentação saudável

Conheça os 4 verbos da alimentação saudável

A alimentação saudável não é uma fórmula pronta. Temos, felizmente, uma ampla variedade de alimentos à nossa disposição para suprir tanto o apetite, quanto as necessidades nutricionais, o que nos permite variar o cardápio de todos os dias de forma quase infinita!

Se por um lado isso deixa a alimentação mais rica e saborosa, as tantas possibilidades podem nos “confundir” um pouquinho na hora de tomar decisões alimentares. Quem nunca optou pelo “mais fácil” numa refeição porque estava com preguiça de se planejar, não é mesmo?

Ter flexibilidade em nossas escolhas também faz parte de uma vida mais leve, é claro. Porém, é importante ter em mente que quão mais saudáveis forem as nossas refeições, maiores são os benefícios para o nosso organismo em curto, médio e longo prazo.

Uma grande dica para começar a ter hábitos de alimentação mais equilibrados é a regrinha dos 4 verbos: evitar, limitar, moderar e preferir. Veja como funciona:

EVITAR

O primeiro verbo desse macete diz respeito aos alimentos que devemos evitar ao máximo na rotina, consumindo apenas em exceções ou ocasiões especiais.

Nesta categoria, considere os alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras (sobretudo a trans e a saturada) e com muitos conservantes e corantes artificiais. 

Sabe aqueles alimentos que contém inúmeros ingredientes que você nem sequer sabe o que significam? Estes você pode evitar!

LIMITAR

Em segundo lugar vêm os alimentos processados, embutidos e ricos em carboidratos, como pães, queijos e bolos.

Você não tem que eliminar coisas gostosas, que você gosta de comer, de sua dieta. Mas, sim, limitar as porções diárias delas! 

Nesse sentido, é interessante procurar um profissional de nutrição para estipular a sua porção ideal de acordo com peso, altura e demais necessidades.

MODERAR

As demais gorduras, açúcares e o próprio sal devem ser consumidos com moderação. 

Alimentos como o azeite e a manteiga, por exemplo, podem estar presentes em mais de uma refeição ao longo do dia, mas devem ser utilizados em pequenas (ou mínimas) quantidades.

PREFERIR

Este é o último verbo, mas o mais importante de todos! 

Em todas as ocasiões, dê sempre preferência ao que for natural, fresquinho e nutritivo: frutas, grãos, cereais, sementes, verduras, legumes. 

Esta deve ser a base da alimentação de qualquer pessoa, de qualquer idade, pois além de não trazer malefícios ao corpo, os alimentos naturais são repletos de nutrientes essenciais ao desenvolvimento e manutenção do organismo.

LEMBRE-SE:

Como dissemos anteriormente, é muito interessante que você consulte um nutricionista para entender melhor como funciona o seu corpo e as suas demandas. 

Esta regrinha dos 4 verbos te ajuda no dia a dia, mas é com auxílio profissional que você obtém um plano alimentar otimizado.

Flora intestinal

Afinal, o que é e como funciona a flora intestinal?

Flora intestinal

Frequentemente ouvimos dizer que um alimento é benéfico à saúde, pois colabora com a "flora intestinal". Mas o que isso significa na prática? Você sabe?

Primeiramente, precisamos entender o que é a flora intestinal.  

Chamada cientificamente de microbiota intestinal, a flora é a população de bactérias que habitam naturalmente o nosso intestino. Esses microrganismos são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e da digestão dos alimentos que, vale lembrar, não ocorre apenas no estômago.

Conservantes alimentícios

O que você precisa saber sobre conservantes

Conservantes alimentícios

Antes de conversarmos sobre os conservantes alimentícios, vamos entender dois conceitos muito importantes para a nossa alimentação: os processados e os aditivos.

Os processados são alimentos manipulados e transformados pela indústria para facilitar ou possibilitar o seu consumo. Ficou difícil de entender? Exemplificando fica bem mais fácil: frutas, legumes e ovos são alimentos in natura, sem processamento. Já biscoitos, iogurtes e chocolates são exemplos de processados.

Sucesso do Yakult 40 light

O produto caiu no gosto do consumidor que se preocupa em reduzir o teor de calorias da alimentação diária

Sucesso do Yakult 40 light

Preocupada em atender a parcela da população que deseja consumir alimentos com probióticos com menor consumo de calorias, a Yakult do Brasil lançou, em julho de 2016, o leite fermentado Yakult 40 light. Com apenas 30 calorias, o produto teve excelente aceitação e, desde o lançamento, passou a fazer parte da dieta de boa parcela dos consumidores, especialmente aqueles que procuram ter uma vida saudável por meio da alimentação e da prática de atividade física.

Leite fermentado beneficia idosos

Funções fisiológicas, orgânicas, imunocompetência e deglutição declinam em idosos e resultam em vários problemas de saúde, especialmente em casas de repouso.

Leite fermentado beneficia idosos

Constipação e diarreia reduzem a qualidade de vida desses indivíduos e requerem grande esforço dos funcionários dos estabelecimentos que prestam suporte. Os idosos também são altamente susceptíveis a infecções, com doenças infecciosas sendo intratáveis e propensas a aumentar a severidade. Além disso, infecções por Staphylococcus aureus resistente à meticilina podem espalhar dentro do estabelecimento através do contato dos funcionários e transmissores da doença. Assim, é importante que os funcionários evitem tornarem-se transmissores de bactérias patógenas para controlar infecções nosocomiais. 

 

Yakult no Ganepão 2017

Multinacional participou com estande e trouxe pesquisadora do Instituto Central, que apresentou resultados de estudos científicos

Yakult no Ganepão 2017

Estudos com o Lactobacillus casei Shirota (LcS), selecionado e cultivado com sucesso pelo fundador da Yakult, o cientista Minoru Shirota, em 1930, têm sido cada vez mais intensificados gra- ças aos avanços no desenvolvimento de métodos que permitem identificar a variedade de espécies que compõem a microbiota intestinal humana. A maioria desses estudos é desenvolvida no Instituto Central Yakult, localizado em Kunitachi, Tóquio, que possui laboratórios com equipamentos de última geração, a exemplo do Yakult Intestinal Flora Scan (YIF-SCAN®), desenvolvido para análise quantitativa da microbiota intestinal.

 

Intolerâncias merecem mais atenção

Consumo de leite pode causar desconfortos e, em alguns casos, sérios problemas à saúde

Intolerâncias merecem mais atenção

Distensão abdominal, flatulências ou diarreia alternada com episódios de constipação intestinal são alguns dos sintomas de quem convive com a intolerância alimentar. A condição é caracterizada pela manifestação de sintomas digestivos que são atribuídos aos alimentos pelos pacientes, ou pela ação nociva de certos componentes da dieta à integridade do revestimento do intestino ou ao seu funcionamento.

 

Preconceito piora as doenças

Apesar do volume de informação disponível, pacientes ainda são estigmatizados por causa de suas enfermidades

Preconceito piora as doenças

Nas últimas décadas tem havido um grande esforço, de muitos países, para desestimular o preconceito racial, de gênero, credo e orientação sexual, incluindo o Brasil. No entanto, por falta de informação, conhecimento e, muitas vezes, atendimento médico adequado, em diferentes regiões do planeta ainda persiste o estigma que cerca inúmeras doenças, como aids, hanseníase, hepatite, tuberculose, epilepsia, vitiligo, psoríase e transtornos mentais, entre outras.

 

O Intestino e a Imunidade

Modulação do sistema imune.

O Intestino e a Imunidade

Além de auxiliar na absorção de cálcio e de outros minerais, o intestino saudável ajuda a diminuir os processos inflamatórios por meio da estimulação do sistema imunológico. Entre as doenças que podem ser minimizadas com uma alimentação com probióticos estão fibromialgia, sarcopenia, osteopenia, artrite, gota, poliartrite reumatoide e espondilite. 

Rir é contagiante

Alegria de viver e bom humor podem ajudar no tratamento

Rir é contagiante

Um palhaço vê um bebê chorando na UTI de um hospital de São Paulo. A enfermeira diz ao palhaço que não precisa entrar no espaço reservado, porque o bebê chora o tempo inteiro. O palhaço insiste, entra devagar, canta e fala baixinho com o bebê e, neste momento, os sinais vitais monitorados por aparelhos se estabilizam. O bebê olha firme para o palhaço e a troca de olhares segue por vários minutos até a criança parar de chorar.

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